terça-feira, 15 de março de 2011

Alooongamento

Assim como os exercícios aeróbios e os exercícios resistidos, o alongamento muscular tem sua devida importância. Pode ser realizado ao final de outra atividade física, ou em aulas próprias de alongamento. É um exercício que trabalha a flexibilidade do indivíduo.

Cada indivíduo tem seu limite, seja por bom condicionamento, por fatores genéticos, sexo, idade, horário e nível de aquecimento muscular que podem facilitar ou dificultar a realização do alongamento. A dor é um sinal que deve ser respeitado e interpretado como alerta de que esse limite chegou. Ir além desse limite pode ocasionar lesões.
 
É uma atividade que assim como outras exige regularidade e orientação profissional. É realizada tanto por atletas de alto nível quanto por indivíduos que procuram qualidade de vida.
 
A relação da pessoa idosa com o alongamento é especial, pois com o passar dos anos a flexibilidade vai naturalmente diminuindo devido a rigidez muscular e aumento da espessura das fáscias e tendões. Quanto mais cedo o individuo começa a trabalhar essa valência física, maior flexibilidade ela poderá atingir (levando em consideração os limites individuais).
 
O alongamento muscular está diretamente ligado as atividades da vida diária. Para colocar os sapatos, por exemplo, é necessário um mínimo de flexibilidade, sem o qual o indivíduo terá de pedir auxílio, ou seja, a autonomia funcional diminuirá.

Veja alguns dos benefícios que alongamento proporciona

- Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
- Previne lesões;
- Melhora a postura auxiliando no desenvolvimento da consciência corporal;
- Ativa a circulação;
- Diminui as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados;
- Permite a realização de gestos e movimentos;
- Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade.

 
 
 
Sites acessados
www.alongamentos.com
http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/06/27/flexibilidade-nos-idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário