segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cuidadora de Idosos - Nova Aprendizagem

Nesta sexta-feira (01/04) conclui o curso de Cuidador de Idosos oferecido pela Universidade Curitiba. Foram 30 horas de curso em que pude aprender um pouco mais sobre os cuidados com a pessoa idosa através da visão de diferentes profissionais.

Foram ao todo oito profissionais que compartilharam com a turma informações éticas, de direito (estatuto do idoso) e psicologia, além de:

-Enfermagem e Medicina – Principais doenças que acometem os idosos, assim como formas de prevenção; Primeiros socorros em caso de queimadura, cortes e quedas; Como verificar os sinais vitais; Kit de primeiros socorros (posso enviar a lista via e-mail)

- Fisioterapia – Importância do movimento para o bom funcionamento dos diferentes seguimentos corporais;

- Fonoaudióloga – Afasia, parafasia, ecolalias e disfagia em idosos; Técnica de alimentação em idosos com hemiplegia; Importância da higiene oral

- Terapia Ocupacionai – Adaptação de atividades intelectuais, manuais e físicas de acordo com a individualidade de cada um; Importância de manter-se ativo

- Nutrição – Alimentação através de sonda; Pirâmide dos alimentos; Importância do idoso bem nutrido; Conseqüências da má nutrição

Esse é um curso interessante para quem quer trabalhar como cuidador, para quem tem um idoso em casa e quer proporcionar melhor qualidade de vida, ou mesmo para quem trabalha com idoso em outras áreas e deseja ampliar sua visão sobre os cuidados com a saúde da pessoa idosa.

E ainda não acabou!!! Quinta-Feira (07/04) a Universidade Curitiba estará oferecendo uma palestra muito interessante “Cuidando do Cuidador”. Logo postarei mais novidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário