sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Síndrome Metabólica

A Síndrome Metabólica ou Plurimetabólica começou a ser discutida por Reaven em 1988, e trata-se de um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabete.

De acordo com Ribeiro Filho et al (2006) hoje é amplamente conhecido o papel da resistência à insulina (RI) como elo entre a obesidade de distribuição central, intolerância à glicose, hipertensão arterial, dislipidemia, distúrbios da coagulação, hiperuricemia (presença de níveis altos de ácido úrico no sangue) e microalbuminúria (presença de albumina na urina), integrantes da síndrome metabólica.

A prevalência da Síndrome Metabólica é de 20% a 25% na população em geral, chegando a 42% em pessoas com idade superior a 60 anos. Indivíduos com essa síndrome têm o risco dobrado de morbidade cardiovascular. Embora aconteça mais no sexo masculino, as mulheres com ovários policísticos estão sujeitas a desenvolver a síndrome metabólica, mesmo sendo magras. Os fatores de risco são em sua maioria assintomáticos, portanto faça exames médicos regularmente.

Por estar associada à obesidade recomenda-se a adoção de hábitos saudáveis como alimentação adequada e pratica regular de atividade física, ou seja, coma melhor e mexa-se mais.

Referências

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302006000200009&script=sci_arttext&tlng=es acesso em 12/01/2010


http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/260/sindrome-metabolica acesso em 12/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário