segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Academias ao Ar Livre

As Academias ao Ar Livre ainda são relativamente recentes em Curitiba, mas são inegáveis os benefícios que estão proporcionando aos moradores do entorno. Os equipamentos são relativamente simples de serem utilizados pela população, e estão situados em locais de fácil acesso, como parques praças e condomínios.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Curitiba (SMEL) “A Academia ao Ar Livre visa a melhoraria da condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas.” Os equipamentos não possuem pesos, utilizam apenas o peso corporal para a realização dos exercícios e alongamentos, ocasionando benefícios principalmente para pessoas da terceira idade, no entanto pode ser utilizado por qualquer pessoa com idade superior a 12 anos.
 
A academia possui cerca de 15 equipamentos e as indicações de uso estão expostas no próprio local. De acordo com a TCM Sport, depois da implantação das academias ao ar livre o uso de medicamentos e consultas médicas reduziu cerca de 30% na população de idosos. Além disso, as academias também funcionam como meio de resgate dos lugares públicos, pois com a implantação dos equipamentos, o local se torna mais interessante e atrativo para a população local. Porém existe o problema de segurança não apenas desses locais, mas nas praças como um todo, que dificulta a adesão de atividade física nesses locais.
 
Acredito que essas academias incentivem as pessoas a ter uma vida mais ativa e saudável, no entanto, é interessante a presença de um profissional da área de Educação Física para auxiliar nos momentos de maior movimento, principalmente manhã e tarde, diminuindo o risco de lesões e mau uso dos equipamentos. Segundo a prefeitura de Curitiba existe o projeto de implantação da academia ao ar livre em todos os Bairros de Curitiba, proporcionando a população mais opções para pratica de atividade física. Experimente!



Referências

http://www.academiaterceiraidade.com.br/ Acesso em 01/11/2010

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/academia-ao-ar-livre-smel-secretaria-municipal-do-esporte-e-lazer/144  Acesso em 01/11/2010

http://www.tcmsport.com.br/ Acesso em 01/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário