sábado, 16 de outubro de 2010

Evitando as quedas

De acordo com o que diz a literatura, e com o que tenho observado no decorrer da minha experiência, a queda é a principal razão de lesão na pessoa idosa. O mais impressionante é que a maioria das quedas acontece no próprio ambiente doméstico.

Um dos meios de evitar quedas é através de adaptações na casa, substituir pisos por antiderrapantes, usar tapetes com antiderrapante, evitar tapetes nos corredores e no banheiro, iluminar bem os ambientes, utilizar de corrimão ao descer e subir escadas, evitar móveis pontiagudos principalmente em locais de passagem, uma cadeira ao lado da cama pode dar auxílio ao levantar e a instalação de barras de apoio no banheiro, são algumas adaptações que podem ser feitas  e que ajudarão muito o idoso.

A queda em geral, vem em decorrência da perda de equilíbrio postural próprio do envelhecimento ou de debilitações ocasionadas por patologias osteoarticulares e musculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2008) a queda pode ser considerada como um sinalizador da perda de capacidade funcional do idoso.

Para avaliação do equilíbrio postural poderá ser utilizados o teste de Berg (http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/berg), e o teste de Tinetti (http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/tinetti) que além de avaliar o equilíbrio também avalia a mobilidade do idoso.

Fabrício et al (2004) afirmam que qualquer pessoa está sujeito à queda, no entanto é a pessoa idosa quem mais sofre, muitas vezes levando a incapacidade e em conseqüência disso, outras enfermidades e morte.

Outro meio de evitar a perda de equilíbrio postural é através da atividade física regular, estudos vem demonstrando que o idoso que pratica algum tipo de exercício físico tem melhor capacidade funcional, em conseqüência, melhor qualidade de vida e saúde. Existe uma gama muito variada que permite melhorar sua capacidade de equilíbrio, portanto, não perca tempo seja você idoso ou não, procure a atividade que mais lhe agrada e pratique!

Referências

FABRÍCIO et al; Causas e Conseqüências de Quedas de Idosos atendidos em Hospital Publico. Rev. Saúde Pública vol.38 no.1 São Paulo Feb. 2004 disponível em http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102004000100013&script=sci_arttext&tlng=e acesso em 15/10/2010

Portal Equilíbrio e Quedas em Idosos http://pequi.iv.org.br/portal

Quedas em Idosos - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2008 Disponível em http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/082.pdf acesso em 15/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário