segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Musculação para idosos

A atividade de musculação é muito conhecida e praticada entre pessoas de todas as idades. É realizada por motivos como estética e saúde, existindo uma grande variedade de treinos para o alcance dos objetivos do aluno. Há relativamente pouco tempo, estudos vêm sendo realizados para identificar os benefícios da musculação para a pessoa idosa.

Amorim e Pedro (2008) realizaram um estudo que comparou a força muscular e o equilíbrio entre idosos praticantes e não praticantes de musculação. Os resultados mostraram que tanto em força de membros inferiores quanto superiores, circunferências de braços e pernas, e nos testes de equilíbrio (Escala de Berg e Escala de Tinetti), os idosos que praticavam musculação obtiveram resultados melhores. De acordo com esses mesmos autores, “A perda de massa e força muscular e equilíbrio são características do envelhecimento que podem levar um individuo a dependência funcional”.

Para Zawadski e Vagetti (2007), os principais motivos que levam as idosas a praticar musculação é a prevenção de doenças, manutenção da saúde e indicação médica. No entanto, para dar continuidade é necessário que cada indivíduo encontre internamente o que o motiva e atribua seus valores à atividade. A musculação não atua melhorando apenas a musculatura esquelética, ela atua de modo amplo atingindo o organismo como um todo, melhorando aspectos físicos, psíquicos e afetivos. Pode retardar os efeitos do envelhecimento, osteopenia, osteoporose, evita atrofia muscular, ajuda na perda de gordura, aumenta o metabolismo, entre outras vantagens.

Recomendações:
- Antes de qualquer prática de exercício o idoso deve realizar uma avaliação física e ser liberado por um médico.
- O treino deve ser feito em local arejado, com supervisão de um Professor de Educação Física qualificado que possa dar assistência sempre que necessário.
- As máquinas são aconselháveis para idosos com problemas de equilíbrio ou iniciantes. Aos poucos essas máquinas podem ser substituídas por equipamentos livres como halteres, caneleiras e barras.
- Juntamente com os exercícios de musculação realize exercícios que estimulem a coordenação e também o equilíbrio. Exercícios que simulem atividades funcionais como sentar e levantar da cadeira (agachamento), subir e descer de escadas (step), levantar objetos na altura dos ombros (levantamento frontal), entre outros, influenciam diretamente nas atividades da vida diária dos idosos.



Referências

PEDRO, E. M.; AMORIM, D. B. Análise comparativa da massa e força muscular e do equilíbrio entre indivíduos idosos praticantes e não praticantes de musculação. Revista Conexões, Campinas, v. 6, n. especial, 2008 – ISSN: 1516-4381

FERREIRA, J.; PORTES JR. M.; NUNES, P.R. S. Musculação na terceira idade: em busca da autonomia nas atividades diárias.

ZAWADSKI, A. B. B.; VAGETTI, G. C. Motivos que levam idosas a freqüentarem as salas de musculação. Movimento e percepção, V.

2 comentários:

  1. Oi!
    Muito bom Déborah.
    Olha, meus pais estão na casa dos 50. Volta e meia eu tento fazer eles se mexerem, mas não é tarefa fácil.
    Já consegui que eles façam caminhada 3x por semana.....

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Alexandre!

    Não deixe que eles abandonem os exercícios. Você ja conseguiu que eles realizem as caminhadas, isso é ótimo! Um passo por vez, quem sabe daqui um tempo ele não se animam e começam a praticar mais atividades?

    =)

    ResponderExcluir