segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reflexões sobre o Educador Físico em Asilos e Casas de Repouso

Dona Jacira e Déborah Leão - Festa de Carnaval na Casa de Repouso Santa Cecília

É mais do que conhecida a importância da prática de atividades físicas, seja qual for a idade. Seus benefícios foram inúmeras vezes divulgadas em revistas, jornais, livros, artigos científicos entre outros meios, porém ainda são poucos os Asilos e Casas de Repouso que adotam um programa de exercícios junto em parceria com um profissional de Educação Física. Existe ainda certo pré-conceito em relação ao Educador Físico, sendo este substituído por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Cada qual tem sua importância, e acredito que se todos trabalhassem em conjunto possivelmente os resultados seriam muito melhores. 

É preciso lembrar e levar em consideração que o idoso institucionalizado está em determinado local que não é sua casa, rodeados por pessoas que não são seus parentes, passando muitas vezes por situações e rotinas pouco agradáveis, aliando a isso o excesso de tempo livre. Não é difícil encontrar idosos com problemas de auto-estima, auto-imagem, depressivos e com problemas físicos que poderiam ser minimizados ou até mesmo revertidos com um programa de exercícios físicos adequados. Em contra partida a isso temos as instituições pouco preparadas, que contratam fisioterapeutas duas vezes na semana e consideram o suficiente. A matemática é simples, supondo que este profissional passe duas horas por dia, dois das na semana são apenas quatro horas de atividade semanal. O que acontece em todas as outras horas restantes? 

O trabalho multidisciplinar é sempre a melhor opção, um exemplo disso é a Casa de Repouso Santa Cecília, onde trabalho duas vezes na semana realizando atividades físicas e recreativas junto aos idosos. Este local conta com um Fisioterapeuta, uma Acupunturista, eu da área de Educação Física e Enfermeiras. Posso afirmar com base na experiência adquirida nesses meses, que os estímulos dados são muito diferentes e os resultados obtidos são maravilhosos.   Consegue imaginar o que é ajudar uma pessoa voltar a andar após um AVC? Sentir em você a alegria da pessoa que novamente dá os primeiros passos é simplesmente indescritível, eu posso dizer que já senti isso. Vale salientar que é graça ao trabalho de todos em conjunto à favor de um bem maior.

Para finalizar, gostaria de deixar um recado para todos aqueles que assim como eu escolheu a Educação Física, mais especificamente trabalhar com idosos em Casas de Repouso e Asilos. Batalhem por seu espaço! Pelo nosso espaço! Pois é muito difícil entrar nesse meio, talvez pela crença do “jaleco branco”, acredito que através do resultado de nosso trabalho iremos conseguir mudar essa idéia e trazer os benefícios para aqueles que tanto necessitam!

5 comentários:

  1. Oi Deh!
    Estou me tornando seu fã. Você é um belo exemplo de alguém que usa seu conhecimento em prol de um bem maior. Você está fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Saiba que no momento certa a vida irá lhe trazer recompensas maravilhosas. bju grande!

    ResponderExcluir
  2. Todos deveriam usar um pouco do que sabem para ajudar outras pessoas, o blog foi uma das formas que encontrei. Que bom que você gosta de ler meu blog Alexandre, fico contente, obrigada!
    =)

    ResponderExcluir
  3. a principio fiquei emocionado com suas vivências e pela maneira com que você valoriza a sua profissão.
    obrigado por valorizar nossa profissão, monstrando o seu devido valor que muitos deixam passar despercebido. continui assim

    ResponderExcluir
  4. É ótimo saber há profissionais de Educação Física se especializando em atividades físicas para idosos.

    Aqui em Curitiba vejo cada vez mais espaços para que os idosos possam fazer exercícios e diversos tipos de atividades físicas e recreativas.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Deborah , meu nome é Igor , sou Educador Físico e Trabalho com Idosos , excelente seu texto e seu blog , podemos trocar experiencias em breve .

    ResponderExcluir